Austeridades

Por Diego Plubins

Certa vez, li uma frase do escritor Paul Auster sobre as histórias estarem sempre ligadas umas às outras, e logo pensei em tratar a literatura como algo integrado. Identificar nos personagens suas características mais profundas e depois buscar semelhanças em outros enredos. Imaginar um personagem dentro de outro livro, quem sabe? Já vi livros sobre humanos, animais, extraterrestres, até sobre os mortos, mas nunca vi um livro que não falasse sobre a vida, então todos os livros têm algo em comum.
Nunca mais achei a frase do Paul Auster, mas o sobrenome dele era ótimo para um trocadilho.

Saramago e a pandemia

Saramago e a pandemia

No campo da economia, a palavra austeridade está relacionada à aplicação de um controle rígido nos gastos, principalmente em casos de desequilíbrio e instabilidade. Passa-se um pente fino nas despesas, eliminando tudo que não seja considerado essencial. A austeridade é uma exigência na renegociação de dívidas, mostrando ao credor que os problemas estão sendo levados a sério. É ser realista, manter os pés no chão e a responsabilidade em dia.

Histórias simultâneas

Histórias simultâneas

Quantas histórias somos capazes de acompanhar ao mesmo tempo?
Neste momento de quarentena, leio cinco livros em paralelo. Vamos às estatísticas: um está em espanhol, os outros quatro em português; um é versão digital e quatro são impressos; entre os autores, temos um americano, uma nigeriana, uma chilena, um russo e um franco-argelino.

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido