Virginia Woolf (1882-1941) foi uma romancista, ensaísta e editora inglesa. Uma das principais escritoras do modernismo. Sua vasta obra, de nove romances e outros mais de trinta trabalhos, entre contos, teatro, ensaios, a coloca entre os maiores de todo o século XX.
Biografias
A jovem Tomi Adeyemi honra a tradição nigeriana nas letras
Tomi Adeyemi, nascida em 1 de agosto de 1993, é uma romancista norte-americana, filha de pais nigerianos, que já é conhecida por aqui por seu livro de estreia “Filhos de Sangue e Osso” (2018), o primeiro da trilogia “O Legado de Orïsha”, publicado no Brasil pelo selo Fantástica Rocco, da Editora Rocco.
Brasil redescobre a poesia da portuguesa Sophia de Mello Breyner Andresen
Sophia, simplesmente Sophia. Em Portugal, até as crianças do ensino básico sabem de quem se trata. Consagrada em seu país, a escritora e poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen (Porto, 1919-Lisboa, 2004) é autora de clássicos infantis, como “A Fada Oriana” e “A Menina do Mar”, além de contos e ensaios.
Guimarães Rosa
João Guimarães Rosa (1908-1967), escritor, médico e diplomata, foi um dos maiores expoentes da terceira geração modernista, conhecida como “Geração de 45”, destacando-se por seu trabalho sofisticado, meticuloso e de forte carga poética. É considerado um dos maiores nomes da literatura brasileira de todos os tempos.
Alice Walker
Alice Walker (nascida em 1944) é uma escritora ativista estadunidense.
Em 1983, aos 39 anos, foi a primeira afro-americana a ganhar o Prêmio Pulitzer de Ficção com o romance “A Cor Púrpura“ (1982), o que lhe trouxe fama e reconhecimento internacional.
Chinua Achebe
Chinua Achebe (1930-2013) foi um dos autores africanos mais conhecidos e aclamados do século XX, foi também crítico literário, poeta e romancista, considerando pai da literatura nigeriana.
Foram as histórias contadas em casa que alimentavam sua ânsia pela escrita.
John Steinbeck
John Ernst Steinbeck, Jr. (1902-1968) era um escritor americano em meados do século XX. Foi muito influenciado pela economia agrícola em que cresceu e as lutas subsequentes provocadas pela Grande Depressão. Seus trabalhos são notáveis por sua consciência social.
Elena Ferrante
Elena Ferrante é o pseudônimo de uma das autoras mais aclamadas e vendidas atualmente.
Ela opta pela “ausência, não o anonimato”. Concede suas poucas entrevistas por e-mail e, claro, não participa de turnês de lançamento, noite de autógrafos e entrevistas, contrariando algumas lógicas do mercado editorial e convenções midiáticas – que ela critica duramente.
Liev Tolstói
Liev Tolstói (1828-1910), considerado um dos maiores escritores de todos os tempos, se destacou por seus romances e contos, que marcaram a literatura realista russa, mas também por seus ensaios filosóficos.