Elena Ferrante

por | 04/02/2020 | Biografias | 0 Comentários

Provisoriamente, conteúdo do Instagram

Elena Ferrante é o pseudônimo de uma das autoras mais aclamadas e vendidas atualmente.

Ela opta pela “ausência, não o anonimato”. Concede suas poucas entrevistas por e-mail e, claro, não participa de turnês de lançamento, noite de autógrafos e entrevistas, contrariando algumas lógicas do mercado editorial e convenções midiáticas – que ela critica duramente.

Anita Raja Foto: Wikimedia Commons

Domenico Starnone Foto: Wikimedia Commons

O jornalista italiano, Claudio Gatti, publicou no jornal Il Sole 24 Ore, que a verdadeira autora seria a tradutora romana Anita Raja, esposa do escritor Domenico Starnone, depois de investigar contas bancárias da editora italiana Edizione e compras de imóveis. Esta investigação foi mal recebida por muitos dos seus leitores, que protestaram nas redes sociais.

O sucesso veio já no seu primeiro livro, “Um amor incômodo” (1991). Seguiram-se, “Dias de Abandono” (2002), “A Filha Perdida” (2006) e a tetralogia “Série Napolitana” – “A amiga genial” (2011), “História do novo sobrenome” (2012), “História de quem foge e de quem fica” (2013) e “História da Menina Perdida” (2014).

A tetralogia, publicada aqui no Brasil pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros, tem ares épicos e tom autobiográfico. A narradora é Elena, nascida em um bairro pobre de Nápoles, que conta sua história e de sua amiga Lila, desde a infância até a velhice, onde a saga começa, com o desaparecimento de Lila. A viagem pela relação das duas ao longo dos anos testemunha as transformações sociais e políticas da Itália desde o pós-guerra.

Você ama pela vida inteira pessoas que nunca sabe realmente quem são.”

Para esquentar o tema da sua identidade, o livro “Frantumaglia. Os caminhos de uma escritora”, da Intrínseca, traz memórias (ensaios, cartas e entrevistas) e a escritora explica sua escolha de permanecer afastada da mídia.

Jogada de marketing ou não, a autora já vendeu milhões de cópias dos seus livros e recebeu diversos prêmios internacionais, sendo reconhecida como uma das 100 pessoas mais influentes do mundo pela revista Time, em 2016.

 

Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Compartilhe!

Mariana Gago

Advogada e entusiasta do papel transformador dos livros. Idealizadora e editora do projeto Recanto da Literatura.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obras

Dias de abandono

Provisoriamente, conteúdo do Instagram “Uma tarde de abril, logo após o almoço, meu marido me comunicou que queria me deixar.” Assim começa o romance “Dias de abandono” (2002), da aclamada e misteriosa escritora Elena Ferrante (leia também o post anterior, sobre ela), que foi lançado no Brasil pelo selo Biblioteca Azul, da Globo Livros, em 2016. ...

4 livros em leque

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido