Provisoriamente, conteúdo do Instagram
Ursula K. Le Guin (1929-2018) foi uma romancista, ensaísta, contista e poetisa norte-americana.
Autora de uma vasta obra, com mais de 20 romances, dezenas de livros de poesia e mais de 100 contos, é uma das mais destacadas escritoras de ficção científica e fantasia do mundo.
Entre 1951 e 1961, escreveu 5 romances rejeitados por editoras, que os consideravam inacessíveis. A partir daí começou a publicar regularmente.
Publicada em 1969, “A mão esquerda da escuridão“, considerada um marco da ficção cientifica, foi agraciada no ano seguinte com os dois principais prêmios do gênero, Hugo e Nebula, e lhe rendeu grande reconhecimento. O livro conta a história do Planeta Inverno, habitado por seres andróginos.
Outras obras de destaque são os cinco volumes do Ciclo de Terramar — “O Feiticeiro e a Sombra” (1968), “Os Túmulos de Atuan” (1971), “A Praia mais Longínqua” (1972), “Tehanu, o Nome da Estrela” (1990) e “Num Vento Diferente” (2001) — e o romance “Os despossuídos” (1974).
Suas obras trazem o feminismo como tema central e exploram a sociologia, psicologia, antropologia, ambientalismo, anarquismo e taoismo.
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
0 comentários