O velho está morrendo e o novo não pode nascer

por | 24/03/2020 | Lançamentos | 0 Comentários

texto meramente informativo de responsabilidade da Editora

O velho está morrendo e o novo não pode nascer eBook Kindle

O neoliberalismo está se fragmentando, mas o que surgirá entre seus cacos? A principal teórica política feminista do século XXI, Nancy Fraser, disseca a atual crise do neoliberalismo e argumenta como poderíamos arrancar novos futuros de suas ruínas.

O colapso político, ecológico, econômico e social global – simbolizado pela eleição de Trump, Bolsonaro e outros governantes de extrema-direita que dizem ser antiestablishment, embora façam parte dele – destruiu a fé de que o capitalismo neoliberal pode beneficiar a maioria do povo dentro da democracia. Fraser explora como essa fé foi construída no final do século XX, equilibrando dois princípios centrais: reconhecimento (quem merece direitos) e distribuição (quem merece renda). Quando eles começam a se desgastar com as sucessivas crises nas primeiras décadas do século, novas formas de populismo surgem à esquerda, para os 99%, e à direita, para o 1%.

Fraser argumenta que esses são sintomas da maior crise de hegemonia do neoliberalismo, um momento em que, como Gramsci disse, “o velho está morrendo e o novo não pode nascer”. O livro é acompanhado de uma belíssima entrevista do editor da revista Jacobin, Bhaskar Sunkara, com Fraser, que argumenta termos a oportunidade de transformar o populismo progressista em uma força social emancipatória, podendo, assim, reivindicar uma nova hegemonia.

Número de páginas: 61 páginas
Editora: Autonomia Literária (24 de março de 2020)

 

Siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Compartilhe!

Posts Relacionados

A Potencia Feminista

texto meramente informativo de responsabilidade da Editora A Potencia Feminista (Português) Capa Comum – 20 mar 2020 “uma caixa de ferramentas para ser usada contra a ofensiva neoliberal e conservadora, mas também uma investigação tramada ao calor das assembleias, das mobilizações, das greves internacionais do 8 de março, que conecta as violênc...

Toni Morrison

Provisoriamente, conteúdo do Instagram Toni Morrison (1931-2019) foi uma escritora, ensaísta, editora e professora estadunidense. Recebeu diversos prêmios por seus romances fortes e pungentes, que relatam as experiências de mulheres negras nos Estados Unidos durante os séculos XIX e XX. Com destaque: Pulitzer de Ficção (1988), Nobel de Literatu...

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido