William Faulkner

por | 29/05/2018 | Biografias | 0 Comentários

 Provisoriamente, conteúdo do Instagram.

Autor sentado em uma cadeira com as pernas esticadas e apoiadas em outra cadeira com um livro nas mãos

Foto: reprodução

William Faulkner (1897-1962) é considerado um dos maiores escritores estadunidenses do século XX.

Nascido no Mississippi, Faulkner foi criado em meio à decadência social, política e econômica do sul dos Estados Unidos, que ainda sofria as consequências da derrota na Guerra de Secessão. Esse ambiente é o pano de fundo de sua obra.

Seus contos e romances, ambientados em grande parte no Condado fictício de Yoknapatawpha, são expoentes do estilo gótico sulista, que usa as ferramentas góticas para explorar questões sociais e culturais, muitas vezes através do desespero ou da loucura.

Embora seus trabalhos tenham sido acalmados pela crítica, apenas duas obras foram bem recebidas pelo público, “Santuário” (1931) e “Os desgarrados” (seu último romance, 1962). Talvez em decorrência do estilo desafiador de sua narrativa, que utilizava a técnica do fluxo de consciência, mas não raramente alternando narradores e tempos narrativos.

O que a literatura faz é o mesmo que acender um fósforo no campo no meio da noite. Um fósforo não ilumina quase nada, mas nos permite ver quanta escuridão existe ao redor.

Vários de seus romances se destacam entre os clássicos da literatura americana, como “O som e a fúria” (1929, pra muitos sua obra-prima), “Enquanto agonizo” (1930), “Luz de agosto” (1932) e “Absalão, Absalão!” (1936).

Aclamado com o prêmio Nobel de Literatura em 1949 e dois Pulitzer de Ficção (1955 e 1962). O autor tinha hábitos e manias estranhos, quase tão famosos quanto sua obra. Como exemplo, recusou um convite para jantar com a primeira-dama, Jacqueline Kennedy, porque “era uma viagem muito longa só para comer”.

 

Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Compartilhe!

Mariana Gago

Advogada e entusiasta do papel transformador dos livros. Idealizadora e editora do projeto Recanto da Literatura.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Obras

Enquanto Agonizo

Provisoriamente, conteúdo do Instagram "Enquanto Agonizo" ("Na Minha Morte", em Portugal) é um romance do escritor estadunidense William Faulkner. [caption id="attachment_2729" align="alignright" width="300"] Enquanto Agonizo, William Faulkner. Foto: Acervo Recanto da Literatura[/caption] Ambientado no sul dos Estados Unidos, o romance trata...

Foto preta e branca do autor que olha para o horizonte

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido