A Cor Púrpura

por | 16/03/2018 | Resenhas | 0 Comentários

Autor(es): Alice Walker

Lançamento: 1986

Obrigada pela linda resenha, Daniela Colaci @resenhasdealgodao

A Cor Púrpura – Alice Walker – 336 p. – 5/5

Celie não tem uma vida fácil. Passou por todo tipo de abuso em casa, onde deveria ter proteção e quando se casou, sofreu mais um bocado.

A cor púrpura, Alice Walker. Foto: Daniela Colaci

Seu marido, Albert, é um homem mesquinho, a quem Celie só se refere como Sinhô. Mas porque não chamá-lo pelo nome se ela era sua esposa? Simplesmente porque Celie não se via assim. Ela se sentia inferior, pois durante toda a sua vida foi tratada dessa forma.

Celie escreve cartas para Deus e para sua irmã Nettie. O livro é assim, uma constante troca de mensagens. Essas cartas vão narrar à vida de Celie, contando seu sofrimento, seus aprendizados e descobertas. Eu me emocionei demais com o desenvolvimento da personagem, a narrativa é impecável!

O livro foi lançado em 1982 e, em 1983, Alice Walker ganhou o prêmio Pulitzer pela obra. Hoje, após mais de 30 anos de sua publicação, continua cativando os leitores, o que só mostra o quanto a história é atemporal e grandiosa.

A Cor Púrpura foi adaptado para o cinema em 1985, num filme dirigido por Steven Spielberg com Whoopi Goldberg interpretando o papel principal, Celie. E eu não sei por que ainda não assisti!

Vale comentar aqui que as cartas de Celie têm uma série de erros de ortografia. Tal aspecto me chamou a atenção logo no início da leitura… Mas eu entendi que essa foi uma estratégia de Alice Walker para mostrar mais uma das faltas de oportunidade de Celie, a de não ter tido a chance de ter uma educação formal.

Além disso, o livro é recheado de outros personagens secundários bem interessantes! Principalmente Shug Avery, que vai promover uma série de transformações em Celie. Nettie (irmã de Celie), Harpo (filho de Sinhô) e Sofia (mulher de Harpo), também têm cenas memoráveis que me deixaram de queixo caído!

Mesmo que o livro tenha partes bem tristes, ele vai te arrancar alguns sorrisos pelo caminho. Com toda a sua grandeza e coragem, Celie conquistou um lugar especial no meu coração!

Ler esse livro foi uma experiência fantástica! Espero ter convencido vocês a embarcarem nessa leitura!

 

Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!

Compartilhe!

Mariana Gago

Advogada e entusiasta do papel transformador dos livros. Idealizadora e editora do projeto Recanto da Literatura.

0 comentários

Enviar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados

A jovem Tomi Adeyemi honra a tradição nigeriana nas letras

[caption id="attachment_2486" align="alignleft" width="296"] Toni Adeyemi, no Festival de Livros do Texas, em 2018. Foto: Larry D. Moore, CC BY-SA 4.0, Wikimedia Commons[/caption] Tomi Adeyemi, nascida em 1 de agosto de 1993, é uma romancista norte-americana, filha de pais nigerianos, que já é conhecida por aqui por seu livro de estreia "Filhos ...

O sol é para todos

Provisoriamente, conteúdo do Instagram "O Sol é Para Todos" (1960, "To Kill a Mockingbird"), editado pela José Olympio, é um romance vencedor do Pulitzer de Ficção de 1961, escrito por Harper Lee. Foi um sucesso instantâneo, se tornou um dos maiores clássicos da literatura norte-americana moderna. [caption id="attachment_2733" align="alignleft"...

No seu pescoço

Esta resenha foi gentilmente emprestada pelo professor Rafael Ottati (Instagram @elrafa.lit), a quem agradeço muito por me incentivar nos primeiros contatos com esta escritora fantástica. Chimamanda Adichie, "No Seu Pescoço ". O que dizer deste livro de contos que nos pega pelo pescoço?  Publicado em 2017 no Brasil, são 12 contos, a maioria c...

O olho mais azul

Provisoriamente, conteúdo do Instagram Gostaria de agradecer imensamente à parceira, e já muito querida, Mari Araujo pela belíssima resenha de “O Olho Mais Azul” (1970), de Toni Morrison. #Repost @guardiadaestante ・・・ [...] é tão imponente e poderosa aos meus olhos que fico até tímida de falar sobre ela neste minúsculo bookgram. Este espaço é p...

Newsletter

Newsletter

error: Conteúdo Protegido