Provisoriamente, conteúdo do Instagram
“Os Miseráveis” (1862), romance histórico de Victor Hugo sobre a miséria e as injustiças sociais, é uma obra-prima considerada por muitos como a maior do século XIX, faz uma crítica à sociedade francesa.
O livro começou a ser escrito em 1846, mas foi interrompido em 1848. Em 1851, o escritor retomou a escrita do romance e trabalhou em novos capítulos, diálogos e divagações até um ano antes da sua publicação, em 1862.
Victor Hugo hesitou muito tempo antes de escolher o nome da obra. Primeiro, pensou em ‘As misérias’ (les misères, em francês), depois cogitou ‘Jean Tréjean’, nome inicial do herói da narrativa e que depois passou a ser chamado de Jean Valjean.
A história passa-se no século XIX entre dois grandes momentos históricos: a Batalha de Waterloo (1815) e os motins de junho de 1832, em Paris. A obra é dividida em cinco volumes, que narram a vida de Jean Valjean, um condenado posto em liberdade, até sua morte. Em torno dele giram muitos personagens, cujas histórias se cruzam. Alguns deles se destacam: Fantine, Cosette, Marius, Thénardier e o inspetor Javert.
A obra traz embutida uma crítica à desigualdade social e à miséria, descrevendo de forma viva a injustiça do país na época. Criticando também o relacionamento conflituoso com o Estado, tanto pela atitude arbitrária da polícia quanto à obsessão pela justiça.
O romance teve grande divulgação antes mesmo do lançamento. Mesmo com enorme sucesso entre o público (milhares de exemplares vendidos em apenas 24 horas), não foi tão bem recebido assim pela crítica francesa. Gustave Flaubert e Charles Baudelaire foram duros com a obra “nem verdadeira, nem genial”, “sem graça e inepta”.
O romance que foi adaptado diversas vezes para teatro, cinema e televisão, ganhou uma belíssima adaptação cinematográfica do musical da Broadway, em 2012.
Não se deixem intimidar pelo tamanho desta emocionante história. Ler e chorar com “Os Miseráveis” é uma experiência única que todos devem ter.
Gostou do post? Deixe seu comentário e siga-nos nas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos!
Mariana,
Adoro o site e o trabalho que você vem fazendo ns mídias sociais. Você é uma pessoa admirável, um exemplar de beleza externa e interna. Nós faz pensar que as vezes é possível ter tudo na vida!
Parabens!